Rio Grande do Sul e as mudanças climáticas

Ajude o Rio Grande do Sul

A inundação segue firme no Rio Grande do Sul. E ninguém garante que não se repetirá muitas e muitas vezes no futuro, lá e em outras regiões brasileiras.

Vamos falar sobre:

Mudanças climáticas, descaso e negativas inconsequentes

Os que ainda creem que isso não se deve às mudanças climáticas, situação que se não totalmente criada pela humanidade ao menos exacerbada devido a nossas atitudes infelizes, são completos ingênuos ou na outra extremidade da panela, completos sociopatas.

Vimos o descaso com que governos anteriores trataram a questão climática e ambiental durante décadas no Brasil e, particularmente, no Rio Grande do Sul e em Porto Alegre.

Foram atitudes no mínimo irresponsáveis e muitas foram simplesmente criminosas. Infelizmente, a questão não atinge apenas o Brasil. O clima é global e, portanto, o que ocorre em um país acaba por afetar outro.

Rio Grande do Sul e seus inúmeros prejuízos irreparáveis

Além da perda de inúmeras vidas e lançamento ao desespero de milhares de habitantes, o estado encontra-se numa situação calamitosa, praticamente impossível de solucionar sem o auxílio de todos os brasileiros.

Ademais da perda humana e animal no Rio Grande do Sul, praticamente todos amargarão perdas financeiras e em seus empreendimentos.

Inclusive, o país inteiro será afetado em relação ao agronegócio.

Produto recomendado: TV Samsung Smart Crystal 50″ 4K

Outras consequências catastróficas decorrentes da crise gaúcha

Obviamente, os cidadãos não ficarão impassíveis diante da situação em que foram arremessados pela negligência estatal.

O dano é tão grave, que cidades foram devastadas e terão de ser reconstruídas.

Ademais, em situações de crise como essa, surgem os “predadores” que querem tirar vantagem da desgraça alheia e o Estado só agora decidiu tomar alguma providência!

A cultura de impunidade no Brasil

O Brasil, infelizmente, é um dos piores colocados na questão da impunidade.

Muitas de nossas leis não são respeitadas e cumpridas, por pessoas e instituições públicas e privadas, que se acham acima da sociedade como um todo e, portanto, crêem poder destruir a natureza e as vidas dos demais, visando apenas o próprio lucro e sucesso, sem sofrer punição alguma.

Um dos exemplos públicos positivos mais notáveis que conheço e que funciona no Brasil, é o sistema dos PROCONS estaduais. Isso porque as sanções administrativas que eles aplicam são realizadas sobre fornecedores privados.

Um sistema parecido, que fosse aplicado aos entes públicos de qualquer esfera que fosse, poderia impedir ou, na pior das hipóteses, minimizar que casos como os do estado gaúcho voltassem a ocorrer, porque hoje não há nada que o cidadão possa fazer contra os desmandos públicos. Eles continuam impunes e a única ferramenta que o cidadão tem contra isso é seu voto que, infelizmente, sabemos ser insuficiente para resolver a questão.

E a propósito, iniciativas como o Fala.BR não atingem os resultados esperados, como eu mesmo pude constatar inúmeras vezes, ao não responsabilizar adequadamente os envolvidos em serviços públicos mal prestados à sociedade.

Proteja o Meio Ambiente

Ajudando o Rio Grande do Sul

Várias pessoas no Brasil e fora dele, inclusive artistas estrangeiros como a banda de rock Metallica, doaram dinheiro e bens para a crise no estado.

Gostaria de saber se algum político fez isso também. O que sei é que fake news alguns deles distribuíram.

A sociedade, mais uma vez, une-se para fazer o trabalho negligenciado por seus governantes.

Ajude o povo gaúcho

Pequenas ações para minimizar tais crises climáticas

  • Muitas vezes, por falta de informação, cidadãos são prejudicados por não tomarem algumas ações básicas, como por exemplo seguro de vida e de seus bens.
  • Adotar práticas que minimizem o deslocamento humano, a exemplo do home office que, consequentemente, ajudem a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Produto recomendado: Notebook Dell Inspiron I15-I120K-A20P 15.6″ Full HD 12ª Geração


Perfil do Autor

Henrique Fernandez
Administrador de Empresas com pós-graduação em Análise de Sistemas e MBA em e-Management pela FGV. Com vários anos de atuação profissional, trabalhou em empresas como Copersucar, SENAC, SEBRAE, entre outras. Com vasta experiência em cargos técnicos e gerenciais, foi também professor universitário, além de possuir ampla vivência em treinamento empresarial.
É especialista em Sistemas, gestão, RH, finanças, logística e nas normas ISO 9000, sendo Lead Auditor pela Perry Johnson Inc. e desenvolveu, inclusive, softwares para essa área. É autor dos livros Falir Jamais! - Gestão Correta X Crise e Evitando a Falência - Garanta o Sucesso de Seu Negócio, além de escritor de vários artigos sobre gestão empresarial e educação, publicados em jornais, revistas e mais de uma centena de sites na internet.

Henrique Fernandez

Administrador de Empresas com pós-graduação em Análise de Sistemas e MBA em e-Management pela FGV. Com vários anos de atuação profissional, trabalhou em empresas como Copersucar, SENAC, SEBRAE, entre outras. Com vasta experiência em cargos técnicos e gerenciais, foi também professor universitário, além de possuir ampla vivência em treinamento empresarial. É especialista em Sistemas, gestão, RH, finanças, logística e nas normas ISO 9000, sendo Lead Auditor pela Perry Johnson Inc. e desenvolveu, inclusive, softwares para essa área. É autor dos livros Falir Jamais! - Gestão Correta X Crise e Evitando a Falência - Garanta o Sucesso de Seu Negócio, além de escritor de vários artigos sobre gestão empresarial e educação, publicados em jornais, revistas e mais de uma centena de sites na internet.